A rotina de cuidados com a pele já faz parte do dia a dia de muita gente, sendo um dos principais passos a limpeza, geralmente com água + sabonetes, loções ou géis. Agora, já imaginou adicionar óleos vegetais a esse passo?
Isso mesmo, você não leu errado! Essa é a técnica milenar conhecida como Oil Cleansing (limpeza de óleo) ou OCM, cada vez mais popular no mundo do skincare. Afinal, nada como usar os benefícios da natureza ao seu favor, ainda mais em um ritual de beleza multifuncional, acessível e ecológico.
Ficou curiosa? Venha conosco conhecer mais sobre esse método e como aplicá-lo!
Mas o que é Oil Cleansing?
Esse método de skincare nada mais é do que a combinação de diferentes óleos vegetais que, quando aplicados sobre a pele, removem todos os tipos de sujeira, até as mais complexas: como maquiagens, protetor solar químico, sujeiras do dia a dia e suor. Tudo isso sem alterar o pH da pele ou causar o efeito rebote (quando a pele fica ressecada e produz ainda mais oleosidade).
Seu efeito de limpeza acontece em virtude da higiene de “óleo por óleo”, ou seja, o óleo aplicado se junta àquele produzido pelas nossas glândulas sebáceas (a tal da oleosidade) e assim cria-se uma conexão entre os óleos bons e o “ruim” que queremos eliminar, o que ajuda a remover todas as impurezas da pele. No fim, sua pele fica mais limpa, hidratada e nada oleosa.
Como incluir ele em minha rotina de cuidados com a pele?
O Oil Cleansing é indicado a todos os tipos de pele, principalmente as mais sensíveis ou maduras. Até mesmo as peles oleosas podem aproveitar seus benefícios especiais. O importante é escolher o melhor óleo para o seu tipo de pele e ver como ela responde ao método – lembre-se que cada pele é única, por isso, você deve explorar aquilo que funciona melhor para a sua!
>> Óleos mais densos, como óleo de amêndoa doce e gergelim, para peles maduras e com rugas.
Quando se trata de escolher o melhor óleo vegetal, busque sempre pelos óleos 100% naturais e puros. Em produtos compostos por óleos vegetais, fique atento ao rótulo e certifique-se de que não há outras substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Por último, se possível, dê preferência aos óleos vegetais que foram obtidos pela prensagem a frio, que preserva a integridade dos componentes benéficos.
Após escolher o óleo ideal é preciso atenção a um ponto importante: nem sempre o Oil Cleansing pode substituir o passo de limpeza com água e sabonete, isso porque o sabão ainda é importante para remover o excesso de secreção e bactérias nocivas à pele. Por isso, busque a ajuda de um dermatologista antes de substituí-los ou opte por complementar um com o outro ou alterná-los.
Como fazer o Oil Cleansing
Você pode ou optar por utilizar uma loção à base de óleo, também conhecida como Cleansing Oil, ou pode fazer sua mistura caseira com óleos vegetais.
Caso você opte por uma produção caseira, o mais indicado é seguir a orientação de um profissional para selecionar a proporção ideal de cada óleo escolhido para composição. O mais popular neste ritual é o óleo vegetal de rícino, por ser anti-inflamatório e ideal para peles oleosas e acneicas. Geralmente ele é usado em junção a outro óleo vegetal em uma composição 50% ou conforme for o ideal para a sua pele.
Para entender melhor como preparar seu Cleansing Oil caseiro, separamos a composição indicada por nossa parceira Cristiane Liguorido, aromaterapeuta holística responsável pelo @cris_terapeuta_holistica:
• 1 frasco de vidro com tampa (higienizado com álcool 70 ou superior) para armazenar o óleo preparado.
• 4 colheres de sopa de óleo vegetal que combine melhor com a sua pele (Abacate, argan, amêndoa doces, jojoba ou semente de uva)
• 1 colher de sopa de outro óleo vegetal para potencializar o efeito desejado, por exemplo o óleo de rosa mosqueta para renovação celular e prevenção de rugas.
Insira os óleos no frasco de vidro, tampe e balance o vidro para acontecer a mistura. Esse conteúdo renderá 4 limpezas de pele. Para usá-lo, pegue uma colher de sopa dessa mistura e coloque em um pires ou recipiente pequeno de vidro ou cerâmica previamente higienizado com álcool 70.
Como aplicar o Cleansing Oil
Com sua composição pronta, está na hora de aplicá-la. Mas cuidado! É preciso se atentar a alguns pontos na hora de aplicar e, principalmente, na hora de retirar os óleos. Seguir o passo a passo correto evita que o método cause alguma irritação ou efeito rebote, garantindo o resultado satisfatório e renovador esperado.
Veja o passo a passo:
• Separe um recipiente com água morna e uma toalha de rosto limpa e deixe-as por perto;
• Coloque o óleo sobre a palma da mão limpa e esfregue para aquecê-lo brevemente;
• Aplique o óleo no rosto sobre o rosto seco e, com as pontas dos dedos, faça movimentos circulares e de massagem por cerca de 3 minutos;
• Em alguns casos, ao massagear por mais tempo, podem surgir pequenos filamentos de oleosidade, o que significa que seus poros estão sendo descongestionados de sebo;
• Em seguida, molhe a toalha na água morna, coloque-a acima da face e deixe por cerca de 15 segundos;
•Após, retire o excesso de óleo do rosto com a mesma toalha realizando movimentos circulares no sentido horário, de baixo para cima e de dentro para fora. Cuide para não esfregar a toalha na pele durante esse processo, para não sensibilizá-la ou causar vermelhidão e machucados;
• Se ainda sentir algum resquício de óleo na pele, coloque a toalha por alguns segundos na água morna e depois repita os passos anteriores;
•Por fim, seque o rosto normalmente. Logo você sentirá sua pele limpa, hidratada e macia.
Em caso de reação alérgica após o uso, suspenda a prática e busque o auxílio de um dermatologista.
Invista no Oil Cleansing!
Fuja dos óleos vegetais adulterados! Encontre em nossa loja virtual óleos vegetais de qualidade 100% naturais e puros.