+55 11 4130-8350 | +55 11 97759-9000 | sac@bellebio.com.br

Beleza tóxica: os riscos dos produtos que contêm substâncias nocivas à saúde

Beleza tóxica: os riscos dos produtos que contêm substâncias nocivas à saúde
Março 19, 2019 BelleBio

Você já parou para ler a composição dos vários cosméticos e produtos de higiene que consome diariamente? Ou melhor, você entende o que significam aqueles termos que parecem assustadores e confusos?

Se sua resposta em algum momento foi não, então você faz parte do grupo de grande maioria dos consumidores que, devido o difícil entendimento das descrições de ingredientes utilizados, acaba ignorando essa informação. Dessa forma, é muito comum que as pessoas não tenham a mínima noção de quais substâncias estão aplicando diretamente ao corpo, mesmo quando algumas delas são consideradas prejudiciais à saúde.

Ainda que os estudos não sejam 100% conclusivos, muitos pesquisadores da área farmacêutica e da cosmetologia apontam uma séries de ingredientes cujo o uso frequente pode ter reações nocivas no corpo e relação com o desenvolvimento de doenças graves. “Esses ativos, quando em contato diário com o corpo, podem provocar desde irritações e alergias cutâneas até doenças mais graves, como o câncer”, alerta a Dra. Anelise H. Leite Taleb, farmacêutica e consultora técnica da farmácia de manipulação TAVE, em fala ao blog Carreira Beauty. 

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Nacional (Anvisa), responsável pelo controle dos produtos do setor de cosmético e higiene, permite o uso de grande parte das substâncias questionadas em pesquisas, mas em quantidade máxima controlada.

Mesmo assim, a polêmica sobre o efeito nocivo permanece. Tanto que “segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem cerca de 800 compostos químicos suspeitos de interferir no sistema hormonal e ‘apenas uma pequena fração’ dessas substâncias foi investigada. A organização diz que a falta de dados traz ‘incertezas sobre a extensão dos riscos’”, registra a BBC Brasil.

Nesse ponto é importante questionar-se: não seria mais saudável evitar essa possibilidade? Em outras palavras, investir em produtos alternativos e mais naturais não é uma opção melhor?

Como a conclusão e escolha parte de cada pessoa, nosso objetivo neste texto não é proibir, mas sim, apresentar e alertar sobre algumas das informações mais recentes sobre os malefícios dos principais ativos considerados tóxicos, para que, assim, você tenha mais autonomia na próxima vez que ler a composição de seus cosméticos e possa escolher com consciência se quer consumi-los ou não.

Parabenos

Encontram-se como Paraben (Parabeno), Methylparaben (Metilparabeno), Butylparaben (Butilparabeno), Propylparaben (Propilparabeno).

Iniciamos com o mais polêmico e comentado da lista, pois é um dos principais conservantes do mercado – presente em 75 a 90% dos cosméticos) – devido ao seu baixo preço. Estamos falando do parabeno, utilizado para combater bactérias que possam contaminar os produtos com o passar do tempo. 

Contudo, muitos estudos apontam-o como um disruptor endócrino, o que significa que ele interrompe o funcionamento hormonal natural. Assim, “o acúmulo de parabeno no organismo, segundo estudos, pode gerar doenças como câncer de mama, melanoma e afetar a fertilidade”, informa a dermatologista Flávia Ravelli em entrevista ao portal DermaClub.

Triclosan

Busque por Triclosano.

Compõem produtos bactericidas como cremes dentais, sabonetes e desodorantes antitranspirantes. Apresenta bioacumulação no organismo, com possibilidade de causar distúrbios endócrinos e alérgicos. Nocivo não somente ao ser humano, mas também a flora e fauna. Tanto que a União Europeia classificou-o como irritante para a pele e olhos e muito tóxico para organismos aquáticos.

Chumbo

Pode estar como lead acetate ou lead.

Um metal pesado usado como fixador ou corante em cosméticos com alta pigmentação, como maquiagens e tintas de cabelo. É bioacumulativo, ou seja, se acumula no organismo, o que pode causar intoxicação, já que contém toxinas cancerígenas, além de ser potencialmente danoso ao sistema nervoso.

Petrolato

Busque por Petroleum oil (Petróleo), Petroleum Jelly (Óleo de Vaselina), Petrolatum (Petrolato), Mineral oil (Óleo Mineral), Mineral Jelly (Geleia Mineral), Liquid Paraffin (Parafina Líquida).

Um derivado de petróleo, mais frequente em produtos para o cabelo, protetores labiais, batons, produtos para a pele. Seu uso na pele e cabelo cria uma camada superficial que obstrui os poros e impede a transpiração normal. Além de ter um impacto negativo no meio ambiente.

O NTP (National Toxicology Program) considera os PAHs – impurezas muitas vezes encontradas no Petrolato – como uma classe de substâncias com suspeita de serem carcinogênicas.

Plásticos e plastificantes

Procure por Polyethylene (Polietileno), Polythene (Politeno), PE ou Phenoxyethanol (Fenoxietanol), Phthalates (Ftalatos).

Bastante encontrado no mercado, devido à sua alta produção – mais de 7 milhões de toneladas por ano -, ele é usado em produtos pro cabelo, esfoliantes e até pasta de dentes. Todavia, é reconhecido em pesquisas por afetar os hormônios, estando ligado a casos de câncer e diabetes. Sem falar que são grandes poluentes do meio ambiente.

Cloridrato de Alumínio

Descrito como cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio

Presente principalmente em desodorantes antitranspirantes, essa substância bloqueia os poros e assim impede a liberação de toxinas a partir do suor, além de ser associada com o câncer de mama e a doença de Alzheimer.

Fragrâncias

Descrito como fragrance, fragrância, perfume, parfum, musk ketone, musk xylene, galaxolide, tonalide.

Considerada uma das substâncias mais alergênicas para a pele, pode ser também um desregulador endócrino nos casos em que possuir phtalates, o que corresponde a mais de 75% das fragrâncias.

Silicones

Presentes como Siloxanes (Siloxanos): Cyclotetrasiloxane, cyclopentasiloxane, cyclohexasyloxane e Cyclomethicone (Ciclometicone).

Silicones são geralmente utilizados para causar o efeito de textura, como suavizar o toque de cremes e hidratantes para pele e cabelo. Porém, possuem um impacto negativo no meio ambiente, assim como, podem interferir nas funções hormonais e causar danos ao fígado.

Sulfatos

Busque por Sodium Laureth Sulphate (SLES, Lauril Éter Sulfato de Sódio) e Sodium Lauryl Sulphate (SLS, Lauril Sulfato de Sódio).

Responsável por formar espuma em produtos como xampus e sabonetes líquidos. Ressecam a pele, o que pode causar irritação, alergias e dermatites. Especificamente, o tipo SLES pode estar contaminado por 1,4-Dioxane (1,4-Dioxano), um possível agente causador do câncer. Já o tipo SLS é apontado em pesquisas como causador de danos ao fígado. Assim como os ingredientes acima, ele também é um poluente da fauna e flora.

Além desses, existem outros vários ingredientes que apresentam ações prejudiciais à saúde e que recomendamos evitar sempre que possível. Para conhecer mais substância, indicamos esse guia completo desenvolvido pela Lookaholic:

*Texto por Amanda Büneker


5 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*