+55 11 4130-8350 | +55 11 97759-9000 | sac@bellebio.com.br

Higiene tóxica: por que evitar antitranspirantes?

Higiene tóxica: por que evitar antitranspirantes?
Março 26, 2019 BelleBio

Os desodorantes e antitranspirantes já fazem parte da nossa rotina diária e são considerados nossos melhores amigos nos calorosos verões brasileiros. Tanto que, hoje em dia, uma das coisas mais polêmicas no corpo humano é o suor e o popularmente conhecido cecê (cheiro desagradável nas axilas).  

Em certa convenção social, o ato de suar deixou de ser natural em virtude do odor particular que causa, mas o que muitos não sabem é que o suor não é a origem direta do cheiro. Isso mesmo, no caso das axilas, o mau odor é consequência da interação entre bactérias e o suor

Para eliminar essa consequência indesejável, é frequente o uso de antitranspirantes. Todavia, ele tem como intuito eliminar o suor, ao invés de combater as bactérias que causam o cheiro, justamente por isso podem ser muito danosos ao nosso organismo.

Neste ponto, alguns alertas começam a surgir em pesquisas do setor da saúde, com a hipótese de que o alumínio presente em antitranspirantes (como cloridrato de alumínio, cloreto de alumínio ou complexos de alumínio-zircônio) apresentem efeitos tóxicos ao organismo humano em determinadas quantidades e cumulativamente, ou em casos mais graves, é conectado ao surgimento de doenças como câncer de mama, disfunção renal e Alzheimer.

Segundo o Portal Unicamp, os estudos ainda não são conclusivos e muito menos consensuais, tanto que a Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) não os considera na regulamentação dos produtos. Unicamente, a Anvisa realiza testes para garantir que os produtos sigam as legislações específicas para a garantia do registro, além de determina que o uso de antitranspirantes e produtos no formato em aerossol não seja liberado para o público infantil antes dos 12 anos.

“As pesquisas sobre este tema ainda são inconclusivas e não há conformidade entre os pesquisadores. Alguns estudos no momento demonstram que o alumínio contido nos antitranspirantes fica depositado no tecido mamário, mas também existem evidências de que os ativos presentes em formulações de antitranspirantes ou desodorantes não são os responsáveis pelo surgimento do câncer de mama. Portanto não existe embasamento científico para isso. A Anvisa, por meio da Gerência Geral de Cosméticos, constituiu uma subcomissão de trabalho e concluiu que, até o presente, não foram apresentados dados capazes de inferir a relação dos sais de alumínio e a incidência de câncer de mama, embora a abordagem sobre a absorção de sais de alumínio deva continuar na mira dos pesquisadores da área”
Luiza Pitassi
Dermatologista

O alumínio é uma substância prejudicial ao organismo humano caso seja inalado, ingerido ou atravesse a pele. Por isso, alguns pesquisadores, como o doutor Kis McGrath, da Universidade de Chicago (EUA), destaca que o uso de lâminas para a depilação da axila podem deixar pequenos cortes ou abrasões, que podem ser possíveis vias de entrada para substâncias externas, como os compostos contendo alumínio.

Dessa forma, assim como no caso de cosméticos com substâncias nocivas à saúde, a escolha de evitar ou não os antitranspirantes é pessoal. Caso você acredite que opções mais naturais e orgânicas, sem substância com potencial de toxicidade, sejam uma melhor opção, existem diferentes alternativas que podem tranquilamente substituir o antitranspirante.

Bicarbonato de sódio

Um dos clássicos das receitas caseiras, ele é uma potente solução natural ao odor. Você pode passar o bicarbonato de sódio diretamente nas axilas, sem problemas, ou diluí-lo na água antes da aplicação.

Caso você note sinais de irritação ou alergia na pele das axilas, lave imediatamente para retirar completamente da pele e suspenda o uso.

 

Pedra de alúmem

A pedra de Alúmen de Potássio é um produto 100% natural, e possui também um similar com a mesma função e segurança, conhecido como Alúmen de Amônio, produzido em laboratório. Para utilizá-lo é preciso molhar a pedra antes e passar nas axilas durante 4 a 5 segundos. Tem maior durabilidade que os outros desodorantes.

DESODORANTE KRISTALL DEO STICK SENSITIV ALVA (120G)
DESODORANTE NATURAL CRISTAL MINI STICK LAFE’S (63G)
DESODORANTE NATURAL CRISTAL STONE LAFE´S (85G)
DESODORANTE NATURAL CRISTAL STONE LAFE´S (170G)

Óleos essenciais

Os óleos essenciais de alecrim, líquen, sálvia, capim-limão e tea tree tem um poder antibacteriano reconhecido e podem ser usados na composição de desodorantes caseiros.

Para isso, eles devem ser diluídos em uma solução – neste caso, na receita caseira do desodorante – por serem altamente concentrado. 

Desodorantes naturais

Muitas marcas de biocosméticos investem hoje em soluções naturais, orgânicas e veganas, cuja fórmula aproveita ativos da natureza para amenizar os efeitos do suor nas axilas. 

DESODORANTE NATURAL ALOE E COPAÍBA SPRAY LIVEALOE (120ML)
DESODORANTE SPRAY MELALEUCA E TORANJA BONI NATURAL (120ML)
DESODORANTE NATURAL TWIST ACTIVE CITRUS E BERGAMOTA LAFE´S (63G)
DESODORANTE NATURAL TWIST SOOTHE LAVANDA E ALOE VERA LAFE´S (63G)
DESODORANTE NATURAL VEGANO EM SPRAY ALECRIM E CAPIM LIMÃO ARTE DOS AROMAS (120ML)
DESODORANTE NATURAL VEGANO EM SPRAY SÁLVIA ARTE DOS AROMAS (120ML)
DESODORANTE NATURAL SEM PERFUME SPRAY LIVEALOE (120ML)
DESODORANTE NATURAL ALOE E GERÂNIO SPRAY LIVEALOE (120ML)

Pronta para testar?

Quer mais liberdade para transpirar de forma saudável? Você encontra todas as opções de desodorantes citadas acima, assim como uma variedade de produtos naturais para higiene e beleza, em nosso site: www.bellebio.com.br 

*Texto por Amanda Büneker


2 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*