+55 11 4130-8350 | +55 11 97759-9000 | sac@bellebio.com.br

O que você precisa saber sobre os biocosméticos

O que você precisa saber sobre os biocosméticos
Janeiro 23, 2019 BelleBio

Em busca de algo mais natural e saudável para sua beleza, mas confusa com as diversas nomenclaturas? Não sinta-se culpada, você não é a única. No mundo dos cosméticos considerados naturais são variadas as classificações, o que pode embaralhar a mente. Para sair deste sentimento de dúvida, o mais importante é ter noção do que leva um produto a ser categorizado por um destes termos: orgânico, natural, vegano, cruelty-free e biodinâmico.

Sabendo isso, você já consegue identificar aquele grupo que representa o que você busca, assim como, diferenciar o principal: se há verdade ou apenas marketing no rótulo dado ao cosmético.   

Dessa forma, investimos em marcas que se comprometem eticamente à oferta verdadeira de produtos que cumpram os requisitos de cada classificação, em prol de nossos clientes e do meio ambiente, conforme as especificações abaixo ⇓

O que é o eco-friendly?

Eco-friendly é um em inglês – livremente traduzido como ecologicamente amigável – representa uma forma de consumo e produção que visa uma relação de respeito com o meio ambiente, investindo em práticas sustentáveis e refletindo sobre o uso de recursos naturais ou substâncias danosas à fauna e flora.

O que é o cosmético natural?

Em geral, os especialistas determinam que um cosmético natural deve conter no mínimo 95% de matéria-prima de origem natural, portanto, somente os 5% restantes podem ser de matéria-prima orgânica e/ou sintética. 

Contudo, nenhum destes ingredientes podem estar presentes na composição: Parabenos, Petrolatos, Triclosan, Mercúrio, Óleo mineral, Hidroquinona, PEGs, Imidazolidinyl Urea, Diazolidinyl Urea, Lauril Sulfato de Sódio, Lauril Éter Sulfato de Sódio, BHA, BHT e Silicone.

“O problema é que a legislação brasileira não determina nenhuma diretriz sobre concentração mínima exigida de ingredientes naturais e nem faz restrições a ingredientes sintéticos”.

Patrícia Silveira, dermatologista especializada em beleza natural, em entrevista à revista Vogue Brasil.

Portanto, atente-se!

No Brasil não existe uma legislação que propriamente regulamentariza a classificação do produtos para venda. Assim, surgem os conhecidos pseudonaturais, que com baixíssima taxa de ingredientes naturais na composição já se auto-intitulam erroneamente como naturais. Fique atenta às composições para diferenciar esse produtos.

O que é o cosmético orgânico?

Os cosméticos orgânicos aqueles certificados como compostos por matérias-primas naturais cujo o processo de produção é sustentável. Dessa forma, o uso de agrotóxicos e outros agentes químicos são terminantemente proibidos.

As empresas responsáveis por conceder a certificação de produto orgânico são a Ecocert, IBD, Natrue e USDA.

“Existem regras diferentes entre elas quanto à concentração de ingredientes orgânicos e naturais em cada produto – a de orgânicos varia de 30 a 95%, sendo que os outros ingredientes devem ser naturais, além de água”.

Patrícia Silveira, dermatologista especializada em beleza natural, em entrevista à revista Vogue Brasil.

O que é o cosmético vegano?

O termo cosmético vegano se refere aos cosméticos nos quais a fórmula  não possui matérias-primas de origem animal. Por exemplo, não pode utilizar mel, cera de abelha, lanolina, colágeno, albumina, carmim e gelatina, entre outras.

É importante se atentar que nem todos os produtos com esse rótulo serão necessariamente naturais ou orgânico, pois podem conter uma composição mais sintética.

Busque os selos nacionais da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) ou do Certificado Vegano da Organização Veganismo Brasil; ou pelo selo internacional da Vegan Society.

O que é o cosmético cruelty-free?

Mais um termo em inglês, cruelty-free significa “sem crueldade” – ou seja, esses cosméticos não realizam o método de testes em animais durante o processo de fabricação.

Mas, atenção, mesmo assim, o produto pode não ser propriamente vegano, pois nada o impede de usar matéria-prima de origem animal.

Procure pelos selos The Leaping Bunny (O Coelho Saltitante); da organização Cruelty Free International, ou da organização Peta, People for Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais); ou da Choose Cruelty Free (Escolha sem Crueldade).

O que é o cosmético biodinânico?

Na mesma ideia que o cosmético orgânico, este vai além, pois mais que  banir o uso de produtos tóxicos e químicos, também se respeita o ciclo natural da matéria-prima vegetal, levando-se em conta fatores como estação do ano e fases da lua, para que a condição de desenvolvimento natural da planta/condimento seja considerado.

Muitos produtos podem se encaixar em mais de uma dessas categorias, ou apenas em uma delas, o importante é que você verifique os selos oficiais e busque marcas confiáveis, como as que você encontra em nossa loja

Venha conhecer a variedade de produtos da BelleBio, sua conexão entre beleza e bem-estar

Caso ainda possua alguma dúvida sobre o mundo dos biocosméticos ou esteja apenas curiosa para conhecer mais, indicamos as leituras abaixo: 

*Texto por Amanda Büneker


5 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*