+55 11 4130-8350 | +55 11 97759-9000 | sac@bellebio.com.br

Cinco mitos sobre produtos e cosméticos naturais para desconstruir

Cinco mitos sobre produtos e cosméticos naturais para desconstruir
Setembro 25, 2019 BelleBio

Quer ter um consumo mais consciente, saudável e ecológico, mas não tem certeza se investir em biocosméticos é uma boa ideia? A dúvida é normal quando não se conhece direito o que são cosméticos naturais e orgânicos, e os mitos sobre eles só alimentam essa indecisão. Infelizmente, você já deve ter ouvido alguém lhe alertando de forma pejorativa sobre o uso desses cosméticos, o que lhe causou insegurança na hora de comprar um produto.

dado que ter dúvida sobre algo desconhecido e diferente faz parte do processo, o melhor que podemos fazer é aprender mais sobre, esclarecer essas questões e desmistificar certas perspectivas incorretas. É isso que vamos fazer ao longo deste texto!

O que são biocosméticos?

Esse termo, ou cosméticos verdes, abrange todos os cosméticos que podem ser categorizados e certificados como naturais, ou orgânicos, ou veganos, ou sem crueldade animal, e sem o uso de ingredientes químicos sintéticos nocivos.

Para saber ainda mais o quê cada termo significa, leia na íntegra um texto em que explicamos tudinho: é só clicar aqui!

PRIMEIRO MITO

Biocosméticos não são tão eficazes quantos os tradicionais!

O que vai determinar a eficácia de um produto é sua fórmula e a concentração dos princípios ativos. Assim, o cosmético natural pode ter uma eficácia ainda maior do que o sintético e vice-versa, tudo depende de sua composição

Dessa forma, cada vez mais, os setores de cosmetologia natural investem em estudos e composições que possam extrair ao máximo os princípios ativos das plantas, sementes e outros ingredientes naturais, garantindo um produto com resultado surpreendente. “Hoje falamos de produtos naturais com biotecnologia que vão agir a nível celular, ou seja, de forma profunda. Não é um produto natural que vai agir só na superfície da pele“, explica a esteticista e cosmetóloga Roseli Siqueira, em entrevista ao portal UOL.

Igualmente, ambos os produtos devem passar por protocolos de testes com base igual, que vão comprovar a funcionalidade e permitir a comercialização ao público. 

SEGUNDO MITO

Produtos naturais são bem mais caros que os convencionais!

À primeira vista, pode parecer que todos os biocosméticos tem um preço absurdo de caro. Mas calma, é preciso analisar bem o caso para ver se isso é realmente verdade. 

Primeiro, temos o caso em que o preço elevado ocorre devido ao período de duração do produto. Um ótimo exemplo disso são os coletores menstruais e os desodorantes de alúmen. Todavia, nesta situação, o produto na verdade é bem mais barato que os tradicionais, é só calcular:

O coletor menstrual dura de 5 a 10 anos e o desodorante de alúmen até 2 anos. Tire um momento e compare o preço do produto ao que se gastaria utilizando a versão tradicional e descartável (com durabilidade bem menor) neste mesmo período. Você verá que o preço compensa e ainda é mais econômico para seu bolso

Por segundo, temos o produtos que possuem um preço mais elevado, mas nem tanto assim, devido ao material utilizado, que é biodegradável ou mais sustentável. Neste caso, se o meio ambiente sai ganhando e você deixa de produzir lixo em demasia, vale a pena investir um valor a mais sempre que possível, pois o retorno não é somente para você, mas também para as gerações futuras. 

Por último, temos produtos de cosmético natural que parecem ter preços elevados, mas se você comparar com marcas de renome e qualidade no setor da beleza, é perceptível que o preço não é tão acima da média. Na verdade, se você pesquisar bem, verá que os produtos com produção mais artesanal, tendem a ser mais econômicos, sem falar em outros benefícios, como maior durabilidade, composição mais saudável e resultados mais perceptíveis. 

Sem falar que a tendência de consumo dos biocosméticos torna-os cada vez mais acessíveis economicamente. Quanto mais esse mercado cresce e mais consumidores o utilizam, mais em conta os preços estarão, algo que já é notável nestes últimos anos.

TERCEIRO MITO

Produtos naturais e reutilizáveis não são higiênicos!

Infelizmente, esse é um dos mitos mais comuns quando falamos de produtos voltados à higiene, seja menstrual, bucal ou do corpo. Essa ideia muitas vezes vem muito mais de uma perspectiva errada do funcionamento do seu próprio corpo do que tem a ver com o produto.

Por exemplo, no caso do coletor menstrual, calcinha menstrual e absorvente de pano, o nojo se refere mais à menstruação em si, pois muitas mulheres ainda enfrentam tabus sobre seu corpo e a forma como ele funciona. Para desconstruir isso, indicamos nosso texto voltado especificamente para o assunto, é só clicar aqui!

Para esclarecer, todos os produtos citados acima são extremamente higiênicos, pois, além de serem produzidos com materiais hipoalergênicos, o processo de higiene é feito justamente pela pessoa que o possui. Igualmente, eles não apresentam aquele odor incômodo que os absorventes descartáveis possuem, pois isso só ocorre quando o sangue entra em contato com químicos e oxigênio. 

Outro grande exemplo são o desodorantes naturais que não são antitranspirantes. Neste caso, o nojo ocorre com a própria transpiração que, por mais aversão que cause, é algo necessário para o corpo respirar. No final, o que gera o odor incômodo não é o suor, mais sim são as bactérias, que serão combatidas de forma eficaz também pelos produtos naturais. Para saber mais, leia o nosso texto sobre o tema clicando aqui!

O mesmo vale para os produtos de higiene bucal e corporal. A limpeza ocorre igualmente ou melhor quando comparada aos produtos que contém ingredientes químicos e muitas vezes nocivos à saúde. 

QUARTO MITO

Maquiagens naturais são sem graça e sem cor!

Por não utilizarem ingredientes químicos para coloração e outros aspectos, muitos acreditam que as maquiagens desenvolvidas com ingredientes naturais são sem brilho e sem vida. Felizmente, não poderiam estar mais enganados. 

Muitas marcas, inclusive as que você encontra em nosso site, desenvolvem maquiagens belíssimas e repletas de cor, tudo isso sem apelar para testes em animais ou ingredientes tóxicos. É só olhar ao seu redor que você verá como a natureza é colorida e cheia de vida, por que as maquiagens produzidas a partir disso não seriam?

Elas são perfeitas para makes mais básicas e naturais, até aquelas bem produzidas. Além de irem muito além da beleza, já que possuem princípios ativos que auxiliam com a nutrição e hidratação da pele, cuidando de peles ressecadas, com sinais de idade e delicadas.

QUINTO MITO

Produtos cruelty-free são automaticamente veganos!
Todos os biocosméticos não possuem químicos!

Primeiro é necessário ter em mente que nem todas as classificações estão interligadas. Um produto natural não é automaticamente vegano, cruelty-free e orgânico. Cada termo se refere a um ponto específico sobre a composição e processo de produção do cosmético e por isso merece atenção. 

Em geral, é preciso frisar que nem todo produto cruelty-free é vegano, pois mesmo quando não é testado em animais, ele ainda pode utilizar matéria-prima de origem animal, como o mel. 

Em segundo lugar, ao ver os termos ‘vegano’, ‘orgânico’, ‘cruelty-free‘ e até ‘natural’, ainda é possível que o produto contenha químicos em sua composição. O importante é reconhecer aqueles que são nocivos à sua saúde. Para isso, temos o texto ideal: descubra mais clicando aqui!

Tem mais alguma dúvida específica? Veja os outros textos de nosso blog ou nos contate pelas nossas redes sociais. Estamos sempre disponíveis para conversar mais sobre nossos produtos. 

O mundo dos produtos naturais é belo e amplo, pronto para você explorá-lo! Basta dar um primeiro passo para descobrir um mundo de autocuidado, saúde, sustentabilidade e harmonia com a natureza.

*Texto por Amanda Büneker


0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*