+55 11 4130-8350 | +55 11 97759-9000 | sac@bellebio.com.br

Dicas para ter uma vida mais sustentável

Dicas para ter uma vida mais sustentável
Agosto 30, 2019 BelleBio

Você sabia que seus hábitos diários tem impacto direto no meio ambiente? Desde que acordamos, todas as nossas ações e escolhas podem ter um efeito negativo ou positivo, de menor ou maior magnitude, na natureza, na sociedade e nas gerações futuras, mesmo que não percebamos ou que tudo pareça bem distante.  

Assim, é extremamente importante quebrar pequenas convenções sociais e buscar alternativas mais sustentáveis. Isso porque até os gestos e substituições mais simples podem gerar transformações e ajudar na preservação dos recursos naturais, garantindo um futuro mais promissor e a segurança da biodiversidade rica de nosso planeta.  

Mas isso é realmente necessário?

Anualmente, a instituição internacional de pesquisa Global Footprint Network calcula a data em que esgotamos os recursos naturais que deveriam ser utilizados durante todo o ano, sem criar uma escassez ou prejuízos. Em 2018, batemos o recorde negativo: os recursos se esgotaram no dia 1º de agosto. 

Ou seja, os recursos naturais que geram o que comemos, vestimos, utilizamos no trabalho,  no lazer e na higiene estão sendo utilizados como se fossem eternos e sem muita consciência, mas eles possuem fim sim e ele está cada vez mais próximo se não mudarmos nosso comportamento. 

Os primeiros impactos notáveis, como as mudanças climáticas, a quantidade de poluição marítima e o aumento de desmatamento e queimadas na Amazônia, estão colocando em alerta a população, mas muitos ainda não conseguem conectar esses acontecimentos a suas ações diárias. Mesmo que a grande responsabilidade ainda seja dos setores públicos e privados, nós, como consumidores e parte do ecossistema, temos a responsabilidade de rever nossas ações em busca de equilíbrio e até sobrevivência. Mesmo aquilo que nunca notamos, que vemos como comum ou insignificante pode ser grandioso. 

Você está pronto para abrir a mente para uma nova perspectiva e uma vida mais sustentável?

Como começar?

O primeiro passo para ter uma vida mais sustentável é tomar consciência dos seus atos rotineiros e refletir sobre eles. 

Ao invés de buscar esperança, busque ação. Assim que começarmos a agir, a esperança estará em toda parte

Greta Thumberg, jovem ativista ambiental, símbolo das greves e manifestações europeias sobre as mudanças climáticas.

Assim que você dá o primeiro passo, você também incentiva as pessoas ao seu lado a reverem seus hábitos. Uma prática positiva incentiva a outra e pode contagiar um grupo ou até comunidade. Dessa forma, o segundo passo é:

Arte: Eureciclo

Nossa vida gira em torno do consumo de produtos e fontes, o que muitas vezes nos incentiva a consumir de forma compulsiva, sem pensarmos, sem precisarmos e sem muita consciência do impacto que estamos causando. 

Portanto, refletir sobre como consumir é um dos pontos mais importantes para uma vida mais sustentável. Nesta etapa, os atos de questionar e conhecer permanecem importantes para entender aquilo que é necessário mudar. 

Antes de consumir qualquer coisa (seja comer, comprar ou utilizar) pergunte-se profundamente: Eu realmente preciso disso? É algo necessário? Se a resposta for não, você não precisa consumir. Se a resposta for sim, vamos a segunda parte da reflexão: a escolha da opção mais sustentável

Sempre haverá uma opção mais e menos ecologicamente correta e aprender a identificar ambas é um aprendizado. Para isso existem dois questionamentos importantes: o antes e o depois. Um deles é entender o processo antes do consumo, saber qual a origem daquilo que você irá consumir. Pergunte-se: De onde vem isso? Quem fez? Como que surgiu? Qual foi o processo para chegar a esse produto/serviço? 

Já o outro refere-se ao que acontece após você consumir. Daí você precisa se perguntar: Eu posso reutilizar ou é algo descartável? Se é descartável, o que acontece com ele assim que descartamos? Como ele impacta o meio ambiente após eu consumi-lo? Qual o tempo de vida dele? (ou seja, quanto tempo ele dura). 

Em outras palavras, você deve pensar em todo o caminho que o produto/serviço realiza, para então:

Como ter uma alimentação sustentável?

Você sabia que o alimento que chega ao seu prato está diretamente conectado ao desgaste do meio ambiente? Dependendo a forma de produção do alimento e como você o consome, ela causa em grande escala: desperdício de água, emissão de gases do efeito estufa, contaminação por químicos e o desmatamento de áreas verdes

Neste caso, o alimento de maior impacto negativo é a carne vermelha. Para você ter noção, na produção de 1kg de carne bovina no Brasil se emite cerca de 335 kg de gás carbônico (o que equivale a dirigir um carro por cerca de 1,6 mil km). Segundo a Eureciclo, a pecuária brasileira é responsável por 14,5% das emissões de gases causadores do efeito estufa. 

Isso sem mencionar o uso de recursos aquíferos. Conforme divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), dois terços da água doce são utilizados na irrigação e são necessários 15.000 litros para produzir um quilo de carne bovina.

Por isso:

Quando se trata de alimentos, é preciso também atentar-se a vários fatores na hora das compras, pois além de serem benéficos ao meio ambiente, eles podem também ser mais saudáveis:

Na hora de cozinhar, da refeição e após, é importante atentar-se também que alimentos não são itens recicláveis. Visto isso, quando descartados no lixo, eles vão sem tratamento a aterros e lixões, onde produzem gás metano, extremamente prejudicial e um dos principais causadores do efeito estufa. 

Fonte: Eureciclo

Como ter práticas sustentáveis de limpeza, higiene e beleza?

Além da cozinha, o banheiro é um dos ambiente da casa onde mais questionamentos surgem na hora de minimizar os hábitos poluentes. Muitas vezes, aquilo que menos notamos ou que vemos como normal pode ser o mais prejudicial. Aqui, o principal é pensar nas opções reutilizáveis e esquecer aquelas que geram resíduos em grande quantidade.

A indústria da moda começou a rever suas ações na últimas décadas devido o grande impacto de sua produção. De resíduos de tecido ao desperdício de água, até uma de suas maiores discussões  – o trabalho escravo. Sem dúvida, a moda vem se reinventando, mas é preciso reinventar também a visão do consumidor.

Em um dos setores de maior consumo, fica a questão: seu armário realmente reflete consciência ecológica e social? Veja algumas das ações que podem fazer disso uma realidade:

Como tornar o ambiente de trabalho sustentável?

Passamos boa parte de nosso dia no trabalho, incluindo o tempo que leva para chegar nele, isso significa que ele pode ser um local de grandes transformações. Felizmente, muitas empresas já investem em uma política de trabalho mais humana e sustentável, pois reconhecem a necessidade de preservar e também de impactar positivamente o público, que já exige por marcas ecologicamente corretas. 

Mas, caso sua empresa ainda não possua esse pensamento, que tal introduzi-lo? Várias atitudes podem tornar essa parte do seu dia mais sustentável. Veja algumas delas:

Como se divertir de forma sustentável?

Festas e programas de lazer quase sempre são planejados de forma espontânea e apenas com um foco: diversão. Infelizmente, muitas vezes, isso faz com que esses eventos sejam grandes poluentes e causem muito desperdício

Mas nada impede que algo divertido também seja consciente e sustentável. Só é preciso planejar ou participar com atenção a alguns detalhes:

As mudanças podem parecer muitas, mas são todas extremamente importantes. Comece aos poucos, vá testando aquelas que facilitam e beneficiam também sua rotina e depois passe para as outras. Compartilhe suas experiência e busque o relato de outros, as dúvidas e dificuldades de um podem ser a mesma de muitos, estamos todos aqui para se ajudar. 

O essencial é ir mudando e melhorando, mesmo que no seu ritmo. 

Como podemos ajudá-la

A BelleBio se preocupa com o meio ambiente e o impacto que os cosméticos possuem. Por isso, investimos em marcas que priorizam soluções sustentáveis, em prol da fauna e flora, e investem em biocosméticos ou cosméticos verdes: feitos de forma natural, orgânica, vegana, sem testes em animais e ecologicamente corretos. 

Além disso, nossa embalagem de entrega é 100% reciclável e/ou biodegradável, incluindo nosso cartão-semente, que pode ser plantado e vira uma linda plantinha. 

Caso tenha dúvidas sobre o processo de ter uma beleza e bem-estar mais sustentável, contate-nos! Estamos sempre abertos para conversar e trocar experiência. Conheça também em nosso site todos os produtos que citamos acima e que podem ajudar nessa transformação de hábitos.

*Texto por Amanda Büneker


4 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*